
Fale agora com nossa equipe
copyright 2014 by alliances.com.br
Ataque Cibernético
Os cibercriminosos estão cada vez mais visando pequenas e médias empresas , pelo menos em parte porque os pequenos são menos propensos a ter defesas de segurança cibernética robustas em vigor e normalmente não têm os recursos para apoiar uma equipe interna de segurança cibernética.
Para ajudar a se proteger, as pequenas e médias empresas estão cada vez mais recorrendo a MSSPS (provedores de serviços de segurança gerenciados) experientes para ajudá-las a criar protocolos de segurança cibernética robustos , treinar seus funcionários e responder com rapidez e eficácia se ocorrer um incidente .
Conforme mais informações se tornam acessíveis online, aumenta o risco de essas informações serem atacadas ou roubadas. As empresas que dependem da Internet e de outras tecnologias digitais para as operações diárias estão se tornando cada vez mais vulneráveis aos cibercriminosos e precisam tomar medidas de precaução extras para proteger seus dados.
Em todo o mundo, as empresas dependem cada vez mais de serviços digitais e baseados em nuvem para lidar com suas operações diárias. Seja para compartilhar um relatório contábil com a equipe ou fornecer atualizações financeiras do cliente, a vida no local de trabalho está se tornando digital, especialmente porque mais funcionários optam por trabalhar remotamente.
Existem algumas coisas que você deve fazer para ajudar a manter os dados de sua empresa protegidos.
Sua empresa não pode se defender adequadamente se não tiver um plano em vigor. Para começar, crie uma lista de possíveis incidentes de segurança cibernética que podem ocorrer (como um ataque de ransomware ) ou perigos que seus funcionários podem encontrar (como golpes de phishing ).
Seu MSSP pode ajudá-lo a identificar ameaças em potencial e criar planos personalizados para lidar com ameaças em potencial e responder a incidentes em potencial. Esses planos devem ser revisados com frequência para garantir que ainda atendam às suas necessidades.
Para que iniciativas como uma robusta segurança cibernética realmente criem raízes, a cultura da empresa precisa refletir essas metas. Dizer aos funcionários que algo é importante é uma coisa, mas para que a mensagem seja penetrada, a liderança da empresa precisa liderar pelo exemplo.
Um plano só é útil se sua equipe souber como implementá-lo. Os funcionários não conseguirão seguir as boas práticas de segurança cibernética se não souberem quais são. O treinamento de funcionários ajuda a garantir que eles entendam a importância da segurança cibernética, por que esses protocolos estão em vigor e como identificar atividades suspeitas.
Você também deve certificar-se de que seus funcionários saibam a quem denunciar comportamentos suspeitos e que medidas devem tomar para ajudar a proteger a empresa.
Você também deve programar um treinamento de atualização para seus funcionários pelo menos uma vez por ano e sempre que houver mudanças significativas em qualquer um de seus protocolos de segurança cibernética.
Os testes de penetração podem ajudá-lo a auditar sua postura atual de segurança cibernética. Os testes de penetração envolvem a contratação de um hacker ético para testar suas defesas e procurar lacunas em sua segurança cibernética que possam ser exploradas. Quando o hacker termina, ele senta com você e compartilha suas notas, apontando as falhas que eles conseguiram explorar e oferecendo conselhos sobre como fortalecer melhor sua rede.
Os exercícios de resposta a incidentes são semelhantes aos exercícios de incêndio no sentido de que fornecem aos funcionários um incidente hipotético de segurança cibernética (um ataque de ransomware, uma violação, etc.) e permitem que eles pratiquem a resposta ao evento em um ambiente sem riscos.
Isso dá aos funcionários a chance de experimentar seus protocolos atuais para que sejam bem praticados, caso haja necessidade. Assim que o exercício terminar, sua equipe se reúne e avalia seu desempenho e seus protocolos existentes, identifica quaisquer deficiências e apresenta soluções para resolver quaisquer problemas que surgirem. Os exercícios regulares de resposta a incidentes ajudam a manter os protocolos de resposta atualizados na mente dos funcionários e permitem que eles se familiarizem com quaisquer mudanças ou atualizações.
Algo tão simples como um firewall robusto pode ajudar muito a melhorar a postura de segurança cibernética de sua empresa. No entanto, embora um firewall comum seja um passo na direção certa, um firewall gerenciado não é apenas adaptado especificamente para atender às suas necessidades, mas também ajudará a manter usuários não autorizados afastados, e o ajudará a controlar a atividade da rede e alertá-lo para qualquer coisa suspeita.
Mesmo o forte mais forte fica vulnerável se o portão da frente for deixado destrancado. Se terminais, como laptops, smartphones e tablets, não estiverem protegidos, isso pode permitir que os cibercriminosos acessem sua rede.
À medida que mais organizações adotam uma abordagem BYOD ( Traga seu próprio dispositivo ), proteger os terminais se torna mais difícil, pois os funcionários não estão usando dispositivos sobre os quais a empresa tem controle direto.
Você pode ajudar a proteger sua rede, certificando-se de que todos os dispositivos que podem acessá-la estejam protegidos, instalando software de segurança, mantendo todos os softwares atualizados, implementando autenticação de dois ou vários fatores, garantindo que os funcionários entendam por que a segurança cibernética é importante e o que etapas que precisam seguir para proteger seus dispositivos.
As senhas seguras podem significar a diferença entre uma rede segura e uma vulnerável. Para ajudar seus funcionários a escolherem senhas robustas, considere seguir as diretrizes de senha do NIST, que são apresentadas na seção 5.1.1.1 (Autenticadores secretos memorizados) das diretrizes do NIST.
Restringir quais áreas da rede os funcionários podem acessar e garantir que o acesso a áreas confidenciais da rede, registros ou programas seja concedido apenas quando necessário, pode ajudar a manter sua rede segura.
Ao não conceder permissões mais altas do que cada funcionário precisa para concluir seu trabalho, você pode limitar o número de pessoas em sua organização que podem acessar dados confidenciais. Isso ajuda a garantir que, se o nome de usuário e a senha de um funcionário forem comprometidos (por exemplo, se ele cair em um esquema de phishing), haverá uma chance maior de que essas credenciais não concedam ao usuário não autorizado acesso a informações confidenciais.
Você também deve garantir que todos os ex-funcionários tenham suas credenciais revogadas ao deixarem a empresa. Isso ajuda a garantir que essas credenciais não sejam usadas para acessar o sistema, com ou sem o conhecimento do ex-funcionário.
Embora um funcionário ativo possa perceber que suas credenciais foram comprometidas ao realizar suas tarefas diárias, um ex-funcionário não tem razão para acessar o sistema e, portanto, é muito menos provável que perceba que os cibercriminosos estão usando suas credenciais.
Quando as empresas de software descobrem bugs ou outras vulnerabilidades que podem ser exploradas por cibercriminosos, elas lançam patches para corrigi-los. No entanto, se você não mantiver seu software atualizado, não poderá tirar proveito da proteção que esses patches oferecem.
Além disso, os cibercriminosos são mais propensos a visar empresas que usam software que foi corrigido recentemente, uma vez que eles sabem que nem todas as organizações são diligentes em manter seus softwares atualizados.
Se você for vítima de um ataque de ransomware ou se seus dados forem corrompidos ou perdidos, os backups podem ajudá-lo a mitigar ou até mesmo evitar interrupções no serviço e outras dores de cabeça. No entanto, tenha em mente que quaisquer dados gerados após o último backup provavelmente serão irrecuperáveis se ocorrer um incidente.
A melhor coisa que você pode fazer para proteger sua organização é adotar uma abordagem proativa para a segurança cibernética, não uma abordagem reacionária. É sempre mais fácil evitar ou prevenir um problema do que resolvê-lo.
Se você e sua empresa precisarem de auxílio para estas questões, nossos especialistas estão à disposição para lhes auxiliar. Solicite uma conversa neste formulário.
Ataque CibernéticoAtaque Cibernético, Ataque Cibernético, Ataque Cibernético, Ataque Cibernético