Cryptojacking: O que é, como funciona e como se proteger

Home  Cryptojacking: O que é, como funciona e como se proteger

Cryptojacking: O que é, como funciona e como se proteger

Cryptojacking

Até alguns anos atrás, uma das maiores ameaças à segurança da Internet era o ransomware. Todo mundo tinha uma história de terror sobre o computador de alguém ser infectado e ter que pagar grandes somas de dinheiro para recuperar o acesso aos seus arquivos.
A mais nova ameaça na Internet é o criptojacking . Ao contrário do ransomware, é tão furtivo que você pode nem saber que seu computador foi infectado.

O que é Cryptojacking?

Criptojacking se refere ao uso não autorizado de recursos de computação de outra pessoa para minerar criptomoedas. Uma vez que sua máquina é infectada com malware, ela começa a explorar criptomoedas, gerando fundos para a pessoa ou pessoas que iniciaram o ataque.

Para extrair criptomoedas, o malware desvia parte do poder de computação do seu computador e usa um pouco da eletricidade para executar o processo.

A maioria dos invasores é inteligente o suficiente para não desviar completamente todo o seu poder de computação, pois isso tornaria sua máquina mais lenta e chamaria a atenção para suas atividades. Em vez de concentrar seus esforços em alguns computadores, eles visam o máximo possível e enganam cada computador para que desvie uma pequena fração de seu poder de processamento para seus esforços de mineração de criptomoeda.

Isso fará com que cada computador observe apenas uma pequena queda no desempenho, algo que a maioria dos usuários provavelmente não notará. Como o malware faz o possível para permanecer discreto, a maioria dos usuários nem perceberá que ele está lá e permitirá que continue sua exploração sem ser perturbado.

Por que os criminosos usam o Cryptojacking?

O criptojacking se tornou tão popular porque é de baixo risco e garante um pagamento de 100%, já que os criminosos estão eliminando totalmente os humanos da equação. Com o ransomware, os criminosos tinham que exigir o pagamento dos usuários para ganhar alguma coisa, enquanto com o cryptojacking eles podem simplesmente enganar o computador para gerar dinheiro para eles.

O criptojacking também é incrivelmente lucrativo, já que é fácil infectar muitas máquinas e configurar cada uma como parte de uma operação de mineração de criptomoeda maior. Mesmo que alguns usuários percebam e tenham conhecimento técnico para remover o malware, provavelmente ainda haverá milhares de outros computadores infectados que continuam a gerar criptomoedas.

O principal motivo do criptojacking ser tão lucrativo e de baixo risco é que depende da nossa apatia. Considerando que uma demanda de ransomware forçou os usuários a agirem, o cryptojacking funciona, por design, para evitar que saibamos que ele está lá. Ao permanecer sem ser detectado o maior tempo possível, ele pode continuar a desviar seus recursos de computação e gerar mais e mais dinheiro.

Por que devo estar preocupado?

Pode não parecer grande coisa se alguém está usando apenas um pouquinho do poder de processamento do seu computador e um pouco de eletricidade para extrair frações de um centavo de criptomoedas, mas é. Se os criminosos podem usar o seu computador para fazer qualquer tarefa, isso significa que eles já têm acesso aos seus dados, e só porque eles estão sendo discretos, não significa que eles estão sendo inofensivos.

Agora que os cibercriminosos já obtiveram acesso à sua máquina, eles podem acessar dados confidenciais ou sequestrar seu computador ou toda a rede de computadores para fazer o que quiserem. Se você notar malware de criptojacking em seu computador, também significa que provavelmente ainda está vulnerável, e mesmo que seus “convidados” atuais decidam não matar sua vaca leiteira, isso não significa que outra pessoa não aparecerá e explorará as mesmas vulnerabilidades para propósitos mais nefastos.

O que posso fazer para impedir que as pessoas usem minha infraestrutura para extrair criptomoedas?

Existem algumas políticas que você pode implementar em sua empresa para manter suas máquinas protegidas contra roubo de criptografia. Esses incluem:

  • Verificando todos os uploads de dispositivos não gerenciados e remotos em busca de malware
  • Verificando todos os downloads de aplicativos em nuvem não autorizados ou instâncias não autorizadas de aplicativos em nuvem em busca de malware
  • Bloquear ou colocar em quarentena todos os dispositivos nos quais você detecta malware
  • Bloqueio de instâncias não sancionadas de aplicativos em nuvem bem conhecidos ou sancionados. Isso pode ser um pouco restritivo, mas melhorará significativamente sua segurança.

Você também pode falar com uma empresa de segurança cibernética como a Alliances. A IMID GROUP pode ajudá-lo a criar e implementar políticas de segurança anti-criptojacking, bem como monitorar seus computadores e outros dispositivos em busca de malware.

Os cibercriminosos são ágeis, estão sempre procurando uma nova vulnerabilidade para explorar. Estar em dia com suas táticas mais recentes e ser capaz de empregar as táticas de segurança mais recentes é essencial para manter sua rede segura.

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Discover more from Alliances

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading