CRIANDO UM PROGRAMA DE RESPOSTA A INCIDENTES DE SEGURANÇA CIBERNÉTICA

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CRIANDO UM PROGRAMA DE RESPOSTA A INCIDENTES DE SEGURANÇA CIBERNÉTICA

CRIAÇÃO DE UM PROGRAMA DE RESPOSTA A INCIDENTES DE SEGURANÇA CIBERNÉTICA

 

 

Um bom plano de cibersegurança não é opcional, porque no mundo moderno não é uma questão de se você será alvo de cibercriminosos, mas de quando.
Um programa robusto de resposta a incidentes de segurança cibernética é um componente integral da estratégia de segurança cibernética de qualquer organização. Sem um plano de resposta sólido implementado, pode ser desafiador responder a violações ou ameaças de forma eficaz e se recuperar de qualquer dano. No entanto, um plano sólido não deve ser apenas reativo: ele precisa ser proativo. Um plano abrangente deve ajudá-lo a:

  • Entenda que tipo de ameaças você pode encontrar e ajude-o a se preparar para elas.
  • Detecte e analise ameaças.
  • Conter quaisquer violações que ocorram.
  • Erradique os pontos fracos de seus protocolos e infraestrutura de segurança cibernética.
  • Recupere-se de uma violação.
  • Reveja a eficácia da sua resposta e melhore-a, se necessário.

Elaboração de um programa abrangente de resposta a incidentes de segurança cibernética

Construindo um programa de resposta a incidentes

Estabelecendo as bases

É fundamental se preparar para possíveis incidentes de segurança cibernética que sua organização possa encontrar. Os incidentes de segurança cibernética tendem a se desdobrar rapidamente, portanto, uma resposta ad hoc ou um processo de tomada de decisão não será suficiente para proteger os ativos digitais da sua organização. Certifique-se de que todas as decisões cruciais sejam tomadas com antecedência e que todas as responsabilidades sejam identificadas e atribuídas. Você também deve garantir que os recursos sejam alocados o mais rápido possível.
Ao estar preparado, você ajudará a garantir que não haja lacunas em seu procedimento que possam impedir sua capacidade de responder a um incidente de segurança cibernética com eficácia. Algumas coisas que você deve considerar durante a fase de preparação incluem:

  • Comunicação: certifique-se de que todos saibam quem precisa ser alertado se ocorrer um incidente e como escalar um incidente de forma eficaz. Você também deve garantir que haja protocolos em vigor para que as linhas de comunicação possam permanecer abertas, mesmo se os sistemas críticos forem comprometidos. Você também deve ter um protocolo em vigor para comunicar informações relevantes a funcionários externos, bem como a parceiros externos e clientes afetados.
  • Manipulação de evidências: certifique-se de ter protocolos em vigor para coletar, rastrear e armazenar evidências físicas e digitais relacionadas à violação. Todos os seus funcionários devem entender como fazer isso corretamente para que nenhuma informação seja perdida.
  • Alocação de recursos: muitas vezes as equipes internas de segurança cibernética têm a tarefa de desenvolver um programa de resposta a incidentes eficaz, mas não recebem os recursos, o tempo ou os funcionários necessários para concluir sua tarefa. Garantir que sua equipe interna de segurança cibernética tenha as pessoas, os recursos e o tempo necessários para criar um programa abrangente de resposta a incidentes de segurança cibernética é crucial para proteger os ativos digitais de sua empresa.
  • Coleta de documentos críticos: Certifique-se de que a documentação importante relacionada a ativos essenciais (como diagramas de rede e linhas de base de atividades atuais) esteja disponível e prontamente acessível no caso de ocorrer um incidente de segurança cibernética.
  • Conduzindo avaliações de risco: Classifique seus ativos e sistemas com base em quão críticos e valiosos eles são. Isso o ajudará a priorizar a proteção de ativos ou sistemas críticos ou valiosos durante uma violação. Você também deve realizar avaliações de risco regulares para que possa documentar e lidar com novas vulnerabilidades e ameaças externas.
  • Treinar seus funcionários: todos os funcionários precisam saber o que fazer se encontrarem algo suspeito, como um e-mail de phishing. Certifique-se de que esteja claro para quem os funcionários devem relatar possíveis incidentes de segurança cibernética e como devem fazê-lo.
  • Treinamento para incidentes de segurança cibernética: conduzir testes de caneta (penetração) e executar cenários de mesa são uma ótima maneira de testar suas defesas de segurança em um ambiente de baixo risco. Durante um pen test, um hacker autorizado tenta invadir seu sistema e documenta todas as falhas de segurança que descobrir durante o processo. Essas informações são fornecidas a você após o teste para que você possa melhorar suas práticas atuais de segurança cibernética e minimizar as chances de ocorrer um incidente real de segurança cibernética. Os cenários de mesa são semelhantes aos exercícios de incêndio. Você e sua equipe são apresentados a uma ameaça hipotética de segurança cibernética e respondem a essa ameaça usando seus protocolos atuais.

A Imid Group o ajudará a se preparar para ameaças de segurança cibernética e a criar um programa de resposta a incidentes de segurança cibernética para atender às necessidades de segurança exclusivas de sua organização. Veja nossos serviços completos de segurança cibernética gerenciada .

Lidando com ameaças de segurança cibernética

Construindo um programa de resposta a incidentes
Na Imid Group, todos os nossos programas personalizados de resposta a incidentes de segurança cibernética seguem o mesmo formato básico: Buscar, Alertar, Investigar, Corrigir, Analise a eficácia da resposta, Repetir e Melhorar continuamente.

Buscar e Alertar

Você não pode responder a uma ameaça a menos que saiba que ela existe. Você e sua equipe devem procurar ativamente por ameaças à segurança e revisar seus protocolos regularmente. O monitoramento interno de endereços de e-mail e ferramentas de segurança deve alertá-lo sobre quaisquer atividades anormais. Se uma atividade incomum for detectada, sua organização deve ter um processo em vigor para alertar as partes internas apropriadas e analisar a atividade para determinar se é uma ameaça. Todas as respostas a atividades anormais devem ser registradas.
Se uma ameaça potencial for descoberta durante esta fase, você deve ter protocolos para fazer a triagem dela. Determine a gravidade da ameaça potencial e se uma violação é iminente ou não. Isso permitirá que você aloque recursos e pessoal de forma adequada para lidar com a ameaça potencial.

Investigar

Se ocorrer um incidente de segurança cibernética, sua principal prioridade deve ser contê-lo antes que qualquer dano significativo possa ser causado. Assim que a ameaça for contida, você pode trabalhar para erradicá-la de forma que a mesma ameaça não possa ser usada contra você novamente e para que qualquer usuário não autorizado envolvido no evento seja bloqueado do seu sistema.

Corrigir

Assim que a ameaça for contida e erradicada, você começará o processo de recuperação e correção. Isso deve envolver a notificação de quaisquer entidades externas apropriadas (incluindo clientes e organizações governamentais relevantes) sobre o incidente e qualquer dano causado. Você também deve reunir todas as evidências para que possam ser revistas.
Você deve realizar uma análise de causa raiz para que possa determinar qual é o problema primordial e determinar como remediar a situação de forma eficaz. Isso pode envolver a substituição de equipamentos, restauração de sistemas de backups, fechamento de vulnerabilidades e atualização de controles de segurança, como alteração de senhas ou instalação de patches de software.

Analise a eficácia da resposta

Uma vez que o incidente foi tratado, e todas as entidades externas apropriadas foram notificadas, é hora de revisar a eficácia de sua resposta. Você deve reunir todos os respondentes (tanto de sua equipe de segurança interna quanto de outras equipes envolvidas) para discutir como o incidente foi tratado e como sua organização poderia aprimorar sua resposta. A Imid Group ajudará você e sua equipe a avaliar a eficácia com que foram capazes de responder à ameaça de segurança cibernética e a melhorar sua resposta, se necessário.
Os incidentes de segurança cibernética são lamentáveis, mas são ainda mais lamentáveis ​​se não aprendermos com eles. Caso sua organização passe por um incidente de segurança cibernética, é fundamental que você analise o incidente e aprenda com ele.

Repetir

Só porque você identificou e frustrou com sucesso uma ameaça à segurança cibernética, não significa que os ativos digitais da sua organização estão seguros. Você e sua organização precisam permanecer vigilantes.
Elaborar um programa abrangente de resposta a incidentes de segurança cibernética pode ser assustador e sobrecarregar os recursos de pequenas e médias empresas. Se sua organização não tem pessoal ou experiência para dar suporte a uma equipe interna de segurança cibernética, você pode considerar um provedor de serviços de segurança gerenciados (MSSP). Um bom MSSP pode ajudá-lo a implementar um programa de resposta a incidentes de segurança cibernética sob medida para atender às suas necessidades exclusivas. Eles também podem fornecer monitoramento de ameaças 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano, treinamento de resposta a incidentes de segurança cibernética e assistência de recuperação.

Melhoria Continua

A Melhoria Contínua é uma prática que a Imid Group adota para buscar ininterruptamente aperfeiçoamento de técnicas de cibersegurança para seus clientes, serviços e processos. Ela consiste na análise detalhada dos processos internos procurando quais atividades podem ser melhoradas, desse modo, busca encontrar onde estão as ineficiências, gargalos, atrasos e desperdícios para serem cortados e até eliminados.

Fontes: armadura Virtual

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