Fale agora com nossa equipe
Inscreva-se em nossa news
[mc4wp_form id=451]
Certificado SSL
Os certificados SSL são pequenos arquivos de dados que vinculam digitalmente uma chave criptográfica aos detalhes de uma organização. Quando instalado em um servidor web, ele ativa o cadeado e o protocolo https e permite conexões seguras de um servidor web a um navegador. Normalmente, SSL é usado para proteger transações de cartão de crédito, transferência de dados e logins e, mais recentemente, está se tornando a norma ao proteger a navegação em sites de mídia social.
Os certificados SSL unem-se:
Observação: a partir de agosto de 2020, a maioria dos navegadores não exibirá mais o cadeado verde e a barra de endereço para indicar a validação estendida.
Uma organização precisa instalar o certificado SSL em seu servidor web para iniciar uma sessão segura com navegadores. Assim que uma conexão segura for estabelecida, todo o tráfego da web entre o servidor da web e o navegador da web estará seguro.
Quando um certificado é instalado com sucesso em seu servidor, o protocolo do aplicativo (também conhecido como HTTP) muda para HTTP S , onde o ‘S’ significa ‘seguro’.
Os certificados SSL usam algo chamada criptografia de chave pública.
Este tipo particular de criptografia aproveita o poder de duas chaves, que são longas cadeias de números gerados aleatoriamente. Uma é chamada de chave privada e a outra é chamada de chave pública. Uma chave pública é conhecida pelo seu servidor e está disponível no domínio público. Ele pode ser usado para criptografar qualquer mensagem. Se Sophia estiver enviando uma mensagem para Lucas, ela a bloqueará com a chave pública de Lucas, mas a única maneira de descriptografá-la é desbloqueá-la com a chave privada de Lucas. Lucas é o único que tem sua chave privada, então Lucas é o único que pode usá-la para desbloquear a mensagem de Alice. Se um hacker interceptar a mensagem antes de Lucas desbloqueá-la, tudo o que obterão será um código criptográfico que não poderá quebrar, mesmo com o poder de um computador.
Se olharmos para isso em termos de um site, a comunicação está acontecendo entre um site e um servidor.
Exemplo:
Conforme mencionado acima, os certificados SSL facilitam a criptografia. Vamos falar sobre como isso funciona. Se você enviar dados por meio de um site habilitado para HTTPS, essas informações serão convertidas em uma sequência de caracteres ilegível. Por exemplo, se sua senha for 1234, ela pode se tornar algo como “^%jrt5/*u”. Isso torna praticamente impossível para qualquer hacker interpretar as informações, mesmo que consigam interceptar os dados de alguma forma.
Os certificados SSL protegem suas informações confidenciais, como informações de cartão de crédito, nomes de usuário, senhas, etc. Eles também:
Os certificados SSL precisam ser emitidos de uma autoridade de certificação (CA) confiável. Navegadores, sistemas operacionais e dispositivos móveis mantêm listas de certificados raiz de CA confiáveis.
O certificado raiz deve estar presente na máquina do usuário final para que o certificado seja confiável. Se não for confiável, o navegador apresentará mensagens de erro não confiáveis ao usuário final. No caso do e-commerce, essas mensagens de erro resultam em falta de confiança imediata no site e as organizações correm o risco de perder a confiança e os negócios dos consumidores.
Algumas hospedagens fornecem certificados gratuitos aonde não a pagamento mensal ou anual. Converse com nosso pessoal e consulte planos de hospedagem que já contam com o certificado SSL instalado e funcionando.